Departamento Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência

Encontros de catequistas por zona pastoral

 

O Departamento Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência promoveu encontros de catequistas, em cada uma das quatro zonas pastorais da Diocese: Trancoso (28 de Janeiro), S. Romão – Seia (4 de Fevereiro), Guarda (11 de Fevereiro) e Fundão (18 de Fevereiro).

Os encontros juntaram, no conjunto, 400 catequistas e contaram com a presença do Bispo Diocesano que orientou uma reflexão sobre o catequista mediador da alegria do encontro com Cristo. D. Manuel Felício sublinhou que “a catequese, mais do que transmissão de conhecimentos, pretende despertar nas crianças e nos adolescentes o encanto da relação com Cristo e com a comunidade”. E acrescentou: “Por isso, catequese sem envolvimento na vida da comunidade, a começar pela celebração dominical não tem total sentido”.

Para cumprir a sua missão, o catequista tem de saber, tem de saber ser e saber estar com a comunidade e com as crianças e os adolescentes, tem de saber fazer, mas sobretudo tem de se assumir como acompanhante espiritual daqueles e daquelas que lhe estão confiados. Considerou-se também que o envolvimento das famílias é decisivo para o bom resultado da catequese, no que há muito caminho a percorrer.

Em todos os encontros houve muita esperança no trabalho da catequese, do qual depende o futuro não só das comunidades, mas também das crianças e adolescentes que serão os adultos de amanhã.

publicado por dioceseguardacsociais às 15:44