Castanheira - Apresentação de livro do padre Ângelo

15.06.16

Castanheira - Apresentação de livro do padre Ângelo

 

“Acredite: a vida é uma sinfonia perfeita” é o título do livro do padre Ângelo Martins que vai ser apresentado, pelo Padre António Lopes, Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias, no dia 2 de Julho, pelas 15.00 horas, na Castanheira. O livro contém reflexões, desabafos, poemas e orações deste sacerdote da Diocese da Guarda que no mesmo dia comemora o 10º aniversário de ordenação sacerdotal.

publicado por dioceseguardacsociais às 14:41

Agenda episcopal

15.06.16

Agenda episcopal

 

De 19 a 25 de Junho, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, participa nas seguintes iniciativas:

 

19  domingo: 10.00 horas – Na arciprestado de Alpedrinha (Soalheira), jornada jubilar arciprestal, com celebração da Confirmação. 16.00 horas – em Valhelhas, jornada jubilar arciprestal (arciprestado de Manteigas/Belmonte).

 

20 segunda-feira: 10.00 horas – Em Pinhel (Centro paroquial), encontro do clero da zona norte (arciprestados de Pinhel, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida).

 

21 e 22: encontro de trabalho com Bispos do centro (Dioceses de Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre e Castelo Branco).

 

24 sexta-feira: 10.00 horas – No Seminário da Guarda, reunião do Conselho Presbiteral.

 

25  sábado: 14H30 – No Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos (Guarda), reunião do Conselho Pastoral Diocesano.

 

publicado por dioceseguardacsociais às 14:41

Peregrinação Jubilar ao ponto mais alto de Portugal continental

15.06.16

Bispo da Guarda preside à celebração na Capela de Nossa Senhora do Ar

Peregrinação Jubilar ao ponto mais alto de Portugal continental

 

DSC_0009.JPG

 

O Bispo da Guarda vai presidir à peregrinação Jubilar do Arciprestado de Seia, à capela da Senhora do Ar, na zona da Torre, ponto mais alto da Serra da Estrela, no dia 18 de Junho.

Do programa da peregrinação, em contexto de Ano Santo, com possibilidade de alcançar indulgência jubilar, destacam-se os dois percursos de peregrinação propostos.

Um dos percursos de dificuldade média tem início ao km 27, da EN 338 e prolonga-se por quase 4km até à Capela da Senhora do Ar, na Torre. O segundo percurso, apenas simbólico, com cerca de 200 metros, será entre o marco geodésico e a capela.

 O programa da peregrinação inclui confissões a partir das 10.00 horas junto da capela e a celebração da Eucaristia jubilar às 11.30 horas.

 

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 14:39

Guarda - Peregrinação Jubilar dos Arciprestados da Diocese da Guarda à Catedral

31.05.16

Guarda - Peregrinação Jubilar dos Arciprestados da Diocese da Guarda à Catedral

 

No dia 5 de Junho, Domingo, a Diocese da Guarda vai em Peregrinação Jubilar à Sé da Guarda.

A concentração está marcada para as 16.00 horas, no Seminário da Guarda.

Segue-se o acolhimento pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Felício.

Ainda no Seminário terá lugar uma representação das Obras de Misericórdia.

A Procissão para a Sé da Guarda está anunciada para as 17.00 horas.

A jornada jubilar termina com a celebração da Missa na Sé da Guarda, presidida por D. Manuel Felício.

Peregrinação Jubilar.jpg

 

publicado por dioceseguardacsociais às 17:25

Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude vem à Guarda

05.04.16

A Caminho de Cracóvia, na Polónia

Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude vem à Guarda

 

A Cruz da Evangelização, que foi entregue pelo Papa São João Paulo II ao continente europeu, está a percorrer as 20 dioceses portuguesas e estará na Diocese da Guarda de 25 de Abril a 1 de Maio.

Esta itinerância tem em vista a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 que vai decorrer entre 26 e 31 de Julho de 2016, em Cracóvia, na Polónia. Para esta jornada, o Papa Francisco propôs o tema “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”.

O Projecto Itinerário da Cruz da Evangelização é uma oportunidade para os jovens portugueses, de um modo criativo e arrojado, expressarem hoje a sua ligação a este movimento evangelizador centrado no essencial da vida cristã.

publicado por dioceseguardacsociais às 17:36

Agenda Episcopal

05.04.16

Agenda Episcopal

 

De 3 a 9 de Abril, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, participa nas seguintes iniciativas:

 

3 de Abril, II Domingo da Páscoa: 11.00 horas – No Santuário de Fátima, Eucaristia da Divina Misericórdia, no encerramento do Congresso da Misericórdia; 16.00 horas – No Fundão, celebração jubilar arciprestal.

 

Dia 4 a 7, segunda a quinta-feira - Plenário da Conferência Episcopal. Na segunda-feira, dia 4 – 10.00 horas, em Fátima, reunião da Província Eclesiástica de Lisboa.

 

Dia 9, sábado – 15.00 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, participação num colóquio sobre misericórdia e saúde promovido pela Fundação S. João de Deus.

 

 

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 17:35

Seia | Gouveia - Ciclo de Conferências de Primavera 2016

23.03.16

Seia | Gouveia  - Ciclo de Conferências de Primavera 2016

 

As paróquias de S. Martinho – Póvoa Nova, Santa Marinha – Eirô, do arciprestado de Seia e as paróquias de Paços da Serra, Moimenta da Serra e Mangualde da Serra do arciprestado de Gouveia, promovem, pelo segundo ano consecutivo, um ciclo de conferências intituladas “Conferências de Primavera”. As conferências são abertas à participação de todos os que em cada uma das paróquias formam a unidade pastoral paroquial.

As conferências abordarão os seguintes temas: “A compaixão de um estrangeiro”, por D. Manuel Felício, bispo da Guarda, em Paços da Serra, no dia 1 de Abril às 21.30 horas; “A misericórdia e a justiça”, por Padre Vasco Pinto Magalhães, director do Centro Universitário da Companhia de Jesus no Porto, em Santa Marinha, dia 8 de Abril às 21.00 horas; “Francisco, papa da misericórdia”, por Padre Manuel Matos, Vigário Geral da Diocese da Guarda, em São Martinho, dia 15 de Abril às 21.30 horas; “O perdão e a unção, sacramentos da misericórdia”, por Padre José Dionísio, director do Secretariado da Liturgia da Guarda, em Mangualde da Serra, dia 22 de Abril, às 21.30 horas; “A misericórdia de deus na missão, um testemunho” por D. Manuel dos Santos, bispo de São Tomé e Príncipe, em Moimenta da Serra, dia 29 de Abril às 21.30 horas.

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 12:38

Santa Marinha - Actuação do grupo “Jovem Levanta-te”

23.03.16

Santa Marinha - Actuação do grupo “Jovem Levanta-te”

 

O grupo “Jovem Levanta-te” da Quinta da Princesa, paróquia da Amora, diocese de Setúbal, que participou no programa ‘Got Talent Portugal’ da RTP1 com uma encenação de teatro negro onde é o nome de Jesus que brilha e assume o protagonismo, fará uma actuação na paróquia de Santa Marinha, no dia 2 de Abril, às 21.30 horas.

O grupo “Jovem Levanta-te” nasceu em 2008, e reúne os seus cerca de 25 elementos aos Domingos à tarde.

publicado por dioceseguardacsociais às 12:38

Agenda episcopal

23.03.16

Agenda episcopal

 

De 27 de Março a 2 de Abril, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, participa nas seguintes iniciativas:

 

27  de Março, Domingo de Páscoa da Ressurreição: Celebração da Eucaristia Pascal em Vale do Seixo (9.00 horas), Carnicães (10.20 horas), Freches (11.30 horas). Em cada um dos lugares a Eucaristia é seguida de Procissão da Ressurreição.

 

28  segunda-feira: Em Penamacor (Santuário da Senhora do Incenso), peregrinação jubilar arciprestal, com início às 11.30 horas.

 

30  quarta-feira: 10.00 horas – em Fátima, Congresso sobre a Misericórdia promovido pela Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, no Centro Pastoral Paulo VI.

 

1  de Abril, sexta-feira – 21.00 horas – em Santa Marinha, evento sobre o Jubileu da Misericórdia.

 

2  sábado: 10.00 horas – Jornada Diocesana de Pastoral destinada a sacerdotes, diáconos e colaboradores pastorais. Nas instalações do Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos (Guarda). Os trabalhos têm a orientação do Bispo de Lamego, D. António Couto.

 

publicado por dioceseguardacsociais às 12:37

Vilar Maior – Sabugal - Concerto “As sete últimas palavras de Cristo na Cruz”

23.03.16

cartaz concerto V.MAIOR.JPG

Vilar Maior – Sabugal - Concerto “As sete últimas palavras de Cristo na Cruz”

 

O Quarteto de Santa Cruz, com Jorge Silva, vai apresentar “As sete últimas palavras de Cristo na Cruz” de Joseph Hayndn, na Igreja Matriz de Vilar Maior, no concelho do Sabugal, Diocese da Guarda. O concerto terá lugar Sexta-Feira Santa, 25 de Março, pelas 18.15 horas, no final da Procissão dos Passos.

O Quarteto Santa Cruz de Coimbra, é constituído por músicos com larga experiência na interpretação de música antiga historicamente informada. Este grupo aborda este reportório com critérios históricos e filológicos, numa interpretação com o máximo de autenticidade, através do uso de instrumentos e técnicas de execução da época, aproximando-se com um maior rigor da ideia que presidiu à escrita destas obras musicais, pelos compositores. A composição do grupo é gerida em função do reportório apresentado em cada concerto/projecto musical.

O Quarteto estreou-se em Coimbra, na Igreja de Santa Cruz, em 2005, executando as Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz de J. Haydn. Tocou em diversas salas de concerto em Espanha e Portugal, com diferentes programas donde se destacam os Quintetos para quarteto de cordas e Guitarra Romântica de Boccherini, nas comemorações dos 200 anos da sua morte.

publicado por dioceseguardacsociais às 12:35

mais sobre mim

pesquisar

 

Outubro 2016

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

comentários recentes

mais comentados

subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro