Jesus e a Samaritana (Evelina Coelho) - Igreja de Vale de Estrela

 

Guarda - Conferência sobre “mulheres da Bíblia”

 

"Mulheres da Bíblia - Judite, Susana, Salomé e a Samaritana” é o tema da conferência que vai decorrer na Guarda, no Salão da Casa da Acção Católica, pelas 21.00 horas, no dia 25 de Outubro.

Os rostos destas mulheres de que falam os Livros Sagrados, as suas obras e a sua magnanimidade sempre se revelaram em obras célebres de pintores, escultores, músicos e poetas. A sua acção, e a sua influência na condução do Povo de Deus e o seu relacionamento particular na Vida e com o Mistério de Cristo foforam paradigmáticos num mundo onde o poderio do elemento masculino era potenciado ao máximo, nem sempre numa linha de dignidade e de grandeza humana.

“Não continuarão ainda hoje essas e outras mulheres a serem exemplo ou contra – exemplo para muitas mulheres do século XXI e para todos aqueles que insistem em denigrir a Dignidade da mulher?” pergunta Margarida Maria de Sacadura Manso Orvalho Lévy que orientará a conferência.

Margarida Lévy nasceu na Guarda, em 1946, onde frequentou a escola primária e o liceu até aos 14 anos. Concluiu o ensino secundário no Liceu Nacional de Oeiras. Fez Filologia Românica (1968) e o Curso de Ciências Pedagogicas (1969) na Faculdade de Letras de Lisboa. Partiu para Itália com  bolsas do "Instituto Italiano di Cultura in Portogallo" e estudou Arte, Cinema e Teatro nas Universidades de Siena e Perugia.

Iniciou a carreira docente no Liceu de D. Joao de Castro, em Lisboa, em 1973.

Em 1985 foi nomeada como Inspectora em França e no Luxemburgo e, em Agosto de

1988, foi nomeada Coordenadora Pedagógica junto da Embaixada de Portugal no

Grao-Ducado, cargo que exerceu até Setembro de 2009.

 Fez uma série de palestras em França, Luxemburgo, Suíça e Portugal e, participou em congressos ligados à Historia de Arte, Historia de Portugal e Historia das Religiões.

 

publicado por dioceseguardacsociais às 12:07