D. António Marcelino, antigo Bispo de Aveiro, vai orientar o retiro para sacerdotes da diocese da Guarda, de 2 a 6 de Julho. O retiro, que vai decorrer no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, começa no dia 2 de Julho, segunda-feira, ao jantar (19.30 horas) e termina no dia 6, sexta-feira, com o almoço (13.00 horas).

No anúncio do retiro, D. Manuel Felício explica: “Como sabemos, da intensa vida espiritual dos nossos sacer­dotes dependem os resultados da sua acção pastoral. Por isso, quando os sacerdotes se ausentam das suas comunida­des e serviços para fazerem retiro, longe de ser prejuízo, es­sa ausência é ganho extraordinário para os fiéis”.

E acrescenta: “Peço às nossas comunidades e a todos os fiéis que, sobretu­do ao longo da próxima semana, façam intensa oração pelos bons resultados do retiro dos sacerdotes. Recentemente vivemos a jornada mundial de oração pela santificação dos sacerdotes, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Agora pedimos ao Senhor que, com o retiro, desça abundantemente ao coração dos nossos padres, para todos sermos padres segundo o Coração de Cristo”.

O Bispo da Guarda lembra que “sobre a relação da vida espiritual dos Sacerdotes com o seu trabalho pastoral diz o Decreto sobre o Ministério e Vida dos Sacerdotes (Presbyterorum Ordinis): «Para realizar com fidelidade o seu ministério devem (os sa­cerdotes) amar de coração o diálogo diário com Cristo, o Se­nhor, nas visitas ao Santíssimo e no culto pessoal da Sagrada Eucaristia. Hão-de dedicar, de bom grado, tempo ao retiro espiritual e ter em grande estima a direcção espiritual».

 

 

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 09:52