Realiza-se no próximo dia 3 de Março, às 16.00 horas, na Sé Catedral da Guarda, o concerto Zethoven.

O concerto será constituído por 14 peças, 7 portuguesas e 7 francesas, todas elas de cariz infantil-popular que serão interpretadas por cerca de 250 crianças oriundas dos concelhos de Almeida, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Barbezieux, Chalais (França), e acompanhadas pela orquestra clássica da Beira Interior. Os arranjos das obras e direcção musical são da responsabilidade de Luis Cipriano.

As Associações de Desenvolvimento Local, Pró Raia, Raia Histórica, Douro Superior e Pays Sud Charente dão corpo ao projecto de Cooperação Internacional com o apoio do PRODER, sendo a primeira vez que o Zethoven canta em português e francês.

O projecto inclui ainda a Gravação de um CD com o coro das crianças e a orquestra sinfónica, concertos locais (a divulgar oportunamente), bem como uma apresentação em Lisboa no próximo dia 1 de Junho (Dia Mundial da Criança).

Os objectivos são promover o contacto de crianças do interior com uma orquestra clássica, ajudar a desenvolver o gosto pela música, bem como promover o intercâmbio cultural entre crianças de 2 países diferentes.

Este projecto de cooperação internacional prevê um investimento na ordem dos 50.000 euros por associação com a duração de 15 meses, envolvendo 9 municípios portugueses com respectivos agrupamentos escolares e 2 municípios franceses, num total de 250 participantes.

O concerto é aberto à população em geral e gratuito.

publicado por dioceseguardacsociais às 16:54