Nos dias 25 e 26 de Janeiro, no Seminário da Guarda

Bispo de Ciudad Rodrigo orienta Jornadas do Clero

 

O Bispo de Ciudad Rodrigo, D. Raúl Berzosa Martínez, vai orientar os trabalhos das Jornadas de Formação do Clero da diocese da Guarda, a 25 e 26 de Janeiro, no Seminário da Guarda.

No anúncio das Jornadas, aos padres e diáconos, o Bispo da Guarda explica que a formação será orientada pelo “Bispo da Diocese de Ciudad Rodrigo, que tomou posse há sensivelmente meio ano e vem do mundo académico da Universidade, onde con­tinua com funções docentes (Pontifícia de Salamanca). Mais ainda, traz na sua bagagem uma formação académica que o habilita especialmente para tratar assuntos como a relação da Fé com a Cultura ou a melhor utilização dos meios de co­municação social na transmissão da Fé. Vai ser para nós uma oportunidade importante quer para nos abrirmos a novos horizontes no assunto da nova evangelização, quer também porque nos permite fazer o confronto pastoral com o Bispo de uma Diocese que partilha connosco muitas dificuldades e também perspectivas”.

D. Manuel Felício adianta que “escolhemos como assunto da nossa formação permanente, para o ano pastoral 2011-2012, estar em sintonia com a Igreja na preparação do próximo Sínodo, que reúne em Ou­tubro próximo, sobre “A Nova Evangelização e a Trans­missão da Fé”. Por isso, temos vindo a usar os “Lineamenta” como base dos nossos encontros regulares de formação, por zona pastoral”.

O programa das Jornadas começa no dia 25, às 10.00 horas com Hora Intermédia. Segue-se: 10.30 horas – Que esperamos da próxima assembleia geral do Clero; 11.30 horas – Sacerdotes: como valorizar e aproveitar mais e melhor as duas instituições que temos criadas para apoiar a Fraternidade Sacramental em Presbitério – Fundação Nun´Álvares e Instituto “Comunhão e Partilha”; A Ordem dos diáconos: como aproveitar mais e melhor a estrutura já criada que é a Comissão promotora e coordenadora do Diaconado Permanente? Que novas interrogações coloca a experiência de diaconado até agora realizada?; 12.30 horas – almoço; 14.30 horas – Tema 1, sob orientação do Bispo de Ciudad Rodrigo D. Raúl; 16.00 horas - tema 2, sob orientação do Bispo de Ciudad Rodrigo D. Raúl.

No segundo dia, os trabalhos recomeçam às 10.00 horas, com a oração de Hora Intermédia. Segue-se: 10.30 horas – Tema 3, sob orientação do Bispo de Ciudad Rodrigo D. Raúl; 11.30 horas – Introdução de D. Raúl à reflexão em grupo sobre o tema “Que novas formas de ser Igreja impõe a Nova Evangelização?”. Tema sugerido pelos Lineamenta do Sínodo, cap. I, nº 9; 12.00 às 13.00 horas – trabalho de grupos; 13.00 horas - almoço; 14.30 horas – Plenário e diálogo com o orientador; 16.00 horas – Encerramento com celebração de vésperas.

Os temas 1, 2 e 3 são escolhidos pelo conferencista a partir da sua leitura dos Lineamenta e tendo em conta aqueles que ele julgar prioritários. O tema 4 e a forma de tratar é sugerido pelos participantes.

 

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 14:41