A habitual recolecção do Clero, no início do Advento, terá lugar no Seminário do Fundão, em 28 de Novembro, segunda-feira e, no Seminário da Guarda, em 29 de Setembro, terça-feira.

“No ano passado, optámos por marcar um único encontro na Guarda, para sufragarmos os irmãos sacerdotes já falecidos, como é nosso dever”, explica D. Manuel Felício, em nota enviada ao Jornal A Guarda. E acrescenta: “Tendo em conta observações feitas, este ano, vamos manter os dois dias e os dois encontros, sendo que, tanto num como no outro, celebraremos a Eucaristia de sufrágio por eles”.

O programa da recolecção começa, às 10.00 horas, com a celebração da Hora intermédia, seguida de uma meditação sobre o sentido do Tempo do Advento/Natal.

Segue-se, às 10.45 horas, a exposição do Santíssimo Sacramento, tempo de adoração, com possibilidade de celebrar o Sacramento da Penitência.

Às 11.45 horas, haverá a Bênção do Santíssimo Sacramento, seguindo-se algum tempo de intervalo. A Celebração Eucarística, de sufrágio pelos sacerdotes falecidos, terá lugar às 12.15 horas.

O programa continua com o almoço (13.00 horas); Algumas informações (14.30 horas); Reflexão sobre o tema “O Ministério Sacerdotal na comunhão dos ministérios para serviço da Igreja comunhão” (14.30 horas).

D. Manuel Felício adianta que “vem orientar esta recolecção o Reitor do Seminário Maior de Bragança, uma das 4 Dioceses que, incluindo a nossa, estão comprometidas com o Instituto Superior de Teologia para formação dos nossos futuros padres”.

publicado por dioceseguardacsociais às 14:28