“Formar Pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo” é o tema da Semana dos Seminários, que terá lugar de 6 a 13 de Novembro.

Sobre esta semana, o Bispo da Guarda diz, em nota enviada ao jornal A GUARDA que “este ano, a grande preocupação vai ser pedir ao Senhor que nos ajude, através dos nossos Seminários e Pré-seminário, a formar pastores consagrados totalmente ao Senhor”.

D. Manuel Felício acrescenta que “a Igreja e o mundo precisam de vocações sacerdotais seduzidas pelo exemplo de Cristo, que, em obediência ao Pai, deu a vida pelas suas ovelhas. Para o despertar destas vocações precisamos de famílias e comunidades que sejam campo fértil onde elas possam germinar. E para que tal aconteça precisamos de sacerdotes, catequistas e educadores que acompanhem de perto a vocação sacerdotal daqueles que o Senhor escolhe”.

O Prelado pede “a todos os sacerdotes e outros presidentes de assembleias dominicais que, no próximo domingo, para além de introduzirem esta preocupação pelas vocações sacerdotais no conjunto da celebração, façam, no final da mesma, com todos os presentes a oração da semana dos seminários, que já foi divulgada através dos nossos seminários e secretariado diocesano das vocações”.

D. Manuel Felício explica que “neste momento, estamos a precisar de fortalecer sobretudo o nosso Pré-Seminário e, por isso, peço, especialmente aos sacerdotes que se empenhem no discernimento dos sinais que recomendam adolescentes e jovens para se inscreverem no Pré-Seminário”.

Lembrando as necessidades financeiras, o Bispo da Guarda diz que a Diocese precisa do “contributo material dos nossos fiéis e comunidades para que este serviço da formação dos futuros sacerdotes seja bem conduzido”. E acrescenta: “Por isso, os ofertórios das assembleias dominicais do próximo domingo são para os nossos Seminários e Pré-Seminário”.

publicado por dioceseguardacsociais às 17:19