Ano Pastoral 2011/2012, da Diocese da Guarda

 

Um Encontro de Salmistas sobre “Os salmos do Tempo do Advento e Natal”, no dia 12 de Novembro, no Seminário da Guarda, marca o início das actividades do Calendário do Ano pastoral 2011/2012, do Secretariado da Liturgia da Diocese da Guarda. Esta actividade terá lugar a partir das 10.30 horas e termina às 17.30 horas,

Esta acção de formação, orientada por Marco Daniel Duarte, pretende preparar os salmistas, sob o ponto de vista técnico e sob o ponto de vista espiritual, para uma melhor proclamação do texto bíblico cantado nos tempos litúrgicos do advento e do Natal.

Ainda em Novembro, no dia 19, haverá uma Jornada de Formação Litúrgica, em Almeida.

Dezembro

No mês de Dezembro terá lugar, no dia 3, formação permanente ministros extraordinários da comunhão, no Tortosendo.

Para dia 10, está programada formação litúrgica para orientadores das celebrações da palavra dominicais, em Celorico da Beira.

Em Janeiro de 2012, haverá formação permanente ministros extraordinários da comunhão em Gouveia (dia 7), e na Guarda (dia 21).

No dia 28, terá lugar um Encontro de Directores de coro e cantores, sobre “O canto do Tempo da Quaresma e da Páscoa”. Este encontro repete-se em Fevereiro, no dia 4.

O Curso para novos ministro extraordinários da comunhão está programado para 11 e 12 de Fevereiro.

Em Março, no dia 3, haverá um Encontro de Leitores sobre “A proclamação da Palavra na assembleia celebrante”.

Para dia 24 de Março, está programado um Encontro de Directores de coro e cantores, iniciativa que se repete em Abril, no dia 24.

Em Junho, nos dias 2 e 3, terá lugar o Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica sobre “A Liturgia das Horas”.

publicado por dioceseguardacsociais às 16:37