No mês de Outubro, haverá formação do clero da Diocese da Guarda. As reuniões estão assim distribuídas: dia 12, 10.00 horas, na Zona Sul (Seminário do Fundão); dia 13, 10.00 horas, na Zona Centro (Seminário da Guarda); dia 19, 10.00 horas, na Zona Norte (Centro Pastoral de Pinhel) e dia 20, 10.00 horas, na Zona Oeste (Casa Rainha do Mundo, Gouveia).

 

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, explica o sentido desta Jornada de Formação: “Este ano pastoral, o Clero da nossa Diocese é chamado a participar activamente na preparação do Sínodo dos Bispos sobre “Nova Evangelização e transmissão da Fé”. Este reunirá em sessão plenária durante o mês de Outubro de 2012. Até lá todo o Povo Cristão é chamado a intervir na sua preparação, principalmente seguindo as pistas que nos são dadas pelos “Lineamenta”. Os “Lineamenta” estão divididos em 3 capítulos, com uma introdução e uma conclusão e no final de cada capítulo e  introdução aparece um conjunto de perguntas destinadas precisamente a estimular a colaboração de todo o Povo de Deus para preparar os trabalhos que se realizarão em Roma. Depois de obtidas as respostas a estas perguntas e a partir das mesmas, será elaborado o “Instrumentum Laboris”, para ser tido em conta pelos padres sinodais nas suas intervenções.

O nosso Clero é convidado a dar também a sua colaboração para preparar este Sínodo, nos diferentes encontros de formação por zona pastoral que estão já calendarizados para todo o ano. Nas próximas sessões de formação que se realizam durante o mês de Outubro, o tema será a introdução dos “Lineamenta”, incluindo respostas às quatro perguntas que vêm no final da mesma.

O texto dos Lineamenta está disponínel na Internet, site do Vaticano (www. vatican. va), clicando em “mapa do site-info” e procurando aí “Sínodo dos Bispos”. Para quem não está habituado à Internet, há uma cópia na Cúria Diocesana, de onde podem ser feitas fotocópias”.

publicado por dioceseguardacsociais às 16:18