Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Secretariado Diocesano da Guarda dos Meios de Comunicação Social

O Secretariado Diocesano da Guarda dos Meios de Comunicação Social tem como finalidade promover o diálogo com os Meios de Comunicação Social locais, regionais e nacionais.

Secretariado Diocesano da Guarda dos Meios de Comunicação Social

O Secretariado Diocesano da Guarda dos Meios de Comunicação Social tem como finalidade promover o diálogo com os Meios de Comunicação Social locais, regionais e nacionais.

Jornadas Nacionais de Comunicação Social

28.09.11, dioceseguardacsociais

 

“Era digital: revolução na cultura e na sociedade” é o tema das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que terão lugar a 29 e 30 de Setembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores – Fátima.

A abertura dos trabalhos está marcada para as 14.30 horas e será presidida por D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Segue-se a conferência “Da Revolução industrial à Revolução digital”, em que é orador Fernando Ilharco (UCP).

Às 16.30 horas, terá lugar uma Mesa Redonda sobre o “Relevo da comunicação digital” nos jornais nacionais (José Manuel Fernandes, Público), na comunicação multimédia (Francisco Teotónio Pereira, RTP), na comunicação interactiva (Luís Sobral, TVI), no jornalismo religioso (Paulo Rocha, Ecclesia), na acção pastoral (Júlio Grangeia, Diocese Aveiro), no projecto intermirifica.net (Justo Ariel, Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais).

No final da tarde haverá duas acções distintas: uma para directores de Secretariados das Comunicações Sociais, de Gabinetes de Imprensa e assessores de comunicação: Gabinetes de imprensa digitais (retomando o trabalho de dinamização dos gabinetes de imprensa), com Américo Aguiar (Director do Gabinete de Comunicação da Diocese do Porto); e outra para directores de meios de comunicação social, jornalistas e profissionais dos media, com o tema “Religião nos media generalistas”, com D. Manuel Clemente (Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais), Rosa Pedroso Lima (Expresso) e Licínio Lima (DN).

O segundo dia começa com a conferência “Era digital e comunicação na Igreja Católica” em que será orador D.Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Serão comentadores: Abílio Martins (Administrador Portal Sapo), Graça Franco (Directora de Informação da RR), José Ribeiro e Castro (Deputado).