O Secretariado Diocesano das Missões está a preparar o novo ano pastoral missionário na Diocese da Guarda. No seguimento das Jornadas Missionárias, que decorreram em Fátima, o Director Diocesano, Padre Ângelo Martins lembra que nas conclusões é pedido “às Dioceses, Paróquias e Movimentos que intensifiquem a vivência do Outubro Missionário, aproveitem mais o Curso de Missiologia organizado pelos IMAG para a formação de evangelizadores e promovam semanas missionárias para o crescimento da consciência de todo o Povo de Deus».

 

Numa altura em que todas as paróquias da Diocese da Guarda já receberam o “Guião Outubro Missionário”, o responsável relembra que “este guião é uma preciosa ajuda para reflectir semana a semana nos vários grupos da(s) sua(s) comunidade(s); possui comentários à Palavra de Deus lida e proclama durante o mês de Outubro aos Domingos; algumas propostas para celebrações da Vigília Missionária, do Rosário e da Via-Sacra; uma prece diária para cada dia do mês; e alguns documentos de leitura e meditação”.

 

Em carta enviada aos padres da Diocese, Ângelo Martins Também refere que a Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, sob o título “As nações caminharão à sua luz”, está “esmiuçada em quatro pontos: Todos os Povos são chamados à salvação; Igreja Peregrina; Missão Ad Gentes; e Chamados a evangelizar também por meio do martírio”. Despertar a consciência missionária continua a ser o objectivo geral do Programa Pastoral para 2009/2010 que ainda “está a ser elaborado e por isso não está no Plano Geral da Diocese, uma vez que este Secretariado só o realiza após as Jornadas Missionárias”, acrescenta Ângelo Martins.

 

No documento, o Director Diocesano volta a pedir aos párocos o envio, “para o Secretariado os nomes e direcções de missionários e missionárias oriundos das paróquias que lhe estão confiadas”. No passado ano só um pároco respondeu ao apelo lançado. Sobre o projecto Guard’África (voluntariado missionário da Diocese da Guarda), Ângelo Martins lembra que “está a dar início à Formação de “missionários”. As condições começam a modificar-se um pouco, por isso peço aos padres que se souberem de alguém que queira fazer parte deste projecto entre em contacto connosco até ao fim do mês de Outubro”. Este ano, o dia Mundial das Missões será celebrado no dia 18 de Outubro.

publicado por dioceseguardacsociais às 10:12