Com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", a XXVI Jornada Mundial da Juventude vai ocorrer na cidade espanhola de Madrid, entre os dias 16 e 21 de Agosto de 2011. A organização espanhola prevê acolher dois milhões de jovens de todo o mundo. Dificilmente os jovens da diocese da Guarda terão uma oportunidade destas a uma distância tão próxima. Por isso o DPJG está a organizar-se para tratar da inscrição, da viagem e da participação dos jovens egitanienses.

A saída da Guarda far-se-á no dia 16 de Agosto e o regresso será no dia 21, após a Eucaristia que vai ocorrer, presidida por Bento XVI, no recinto de "Quatro Ventos".

O Papa terá o primeiro encontro com os jovens no dia 18, na praça Cibeles, um dos locais mais emblemáticos de Madrid. No dia seguinte vai ser celebrada a via-sacra da JMJ, no passeio de Recoletos, entre as praças Cibeles e Colón. As Jornadas têm o seu ponto alto nos dias 20 e 21 de Agosto, no aeródromo dos “quatro ventos”, situado a 8 quilómetros de Madrid, com a vigília de oração e a Missa de encerramento da JMJ. Porém, nos restantes dias os jovens têm à sua disposição catequeses, festivais de cultura, momentos de oração, reflexão e convívio, entre outros.

O alojamento, segundo informou o comité da organização espanhola, será "um alojamento simples" em Escolas, Ginásios, Paróquias ou Famílias de acolhimento. Todos os participantes deverão levar consigo saco de cama, colchão ou esteira. Na noite do dia 20 a 21 de Agosto de 2011, os participantes pernoitarão ao ar livre no recinto de "Quatro Ventos".

O preço global da participação diocesana será de 290€, o que inclui não só o referido alojamento, como as refeições (pequenos almoços, almoços e jantar), a inscrição propriamente dita para poder participar nas actividades culturais do Festival da Juventude (concertos, exposições, visitas a museus, etc.) e acesso prioritário às zonas reservadas para os inscritos nas actividades das JMJ, uma quota de solidariedade para com países mais carentes, um kit da responsabilidade do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e a viagem de autocarro, ida e volta, em transfer. O kit português constará de uma bandeira de Portugal, uma t-shirt e pólo, um brinde para trocar com jovens de outros países, guião e Passe numerado individual para acesso ao Encontro de Jovens Portugueses, a ocorrer no dia 18 de Agosto com os Bispos Portugueses. Aliás, este encontro será um dos pontos altos da participação portuguesa que prevê a inscrição de cerca de 15.000 jovens.

Da parte espanhola os jovens terão ainda direito a Passe de transportes públicos e seguro de acidentes pessoais para 7 dias, e uma mochila de peregrino com o livro do peregrino, o guia da JMJ, o “YouCat” (catecismo adaptado para os jovens adultos), um chapéu, um leque e um rosário. e outros materiais informativos.

Para poder participar, os jovens devem ter entre os 16 e os 30 anos (feitos até 16 de Agosto de 2011), devem participar na Preparação/Formação e catequeses JMJ promovidas pelo DPJG, devem ser responsáveis e ter respeito pelo espírito da Peregrinação.

As inscrições, que terminam dia 1 de Julho, devem fazer-se pela Internet, em site próprio (www.inscricoesdnpj.com). Posteriormente, os jovens devem entregar essa ficha impressa ao DPJG que efectivará a inscrição após o pagamento dos 50%. Nesta ocasião, os jovens devem também apresentar cópia de BI ou CC actualizado, cópia de CESD (cartão Europeu de Seguro de Doença) actualizado e Declaração Médica. Para o caso de ser menor de idade, deve também apresentar Termo de responsabilidade dos pais - ou de quem exerça o poder paternal -, juntamente com cópia do BI ou CC de quem assina o termo de responsabilidade (autenticado por Notário ou pela Junta de Freguesia da sua residência).

Todas estas informações podem ser encontradas no site oficial do DPJG, em www.dpjguarda.com e em caso de dúvidas, dificuldades, ou outras necessidades, os interessados podem contactar o DPJG em dpjguarda@gmail.com

 

 

Também podes ser voluntário nas JMJ

Os jovens com mais de 18 anos e que possuam conhecimento da língua espanhola e disponibilidade física para estar em Madrid a partir de 1 de Agosto de 2011, podem ser voluntários das Jornadas Mundiais da Juventude.

A organização espanhola da JMJ oferecerá alojamento e apoio aos Voluntários nacionais e internacionais durante a JMJ e nas semanas prévias de formação, cobrirá os gastos que tenham no desempenho das suas funções, e oferecerá um seguro de acidentes e responsabilidade civil, bem como uma “farda” própria. Além disso, o preço da inscrição será substancialmente menor, pois será de 90,00 €. Acresce ainda o valor do Kit português e o fundo de solidariedade.

A inscrição dos voluntários realiza-se através de formulário específico espanhol para tal, no site oficial das Jornadas. O DPJG encarrega-se de resolver e prestar as informações necessárias. Encarrega-se ainda de tratar do kit português. Porém, o transporte e a inscrição será da responsabilidade dos interessados.

 




 

publicado por dioceseguardacsociais às 17:13