Encontro decorre no Seminário da Guarda

Jornadas de formação do Clero sobre “A Palavra de Deus”

 

A Exortação Apostólica “Verbum Domini”, recentemente assinada e publicada pelo Papa Bento XVI, na sequência do Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja, serve de tema às Jornadas de Formação do Clero da Guarda, a realizar a 9 e 10 de Fevereiro, no Seminário da Guarda.

 

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, explica que “a escolha deste tema para as Jornadas teve em conta o esforço que estamos a fazer para conduzir a Diocese ao encontro da Palavra de Deus e também o esforço que igualmente estamos a fazer para rever, ao longo deste ano, o Ministério sacerdotal à luz da Palavra de Deus e tendo como guia, o livro do nosso Padre José Manuel Martins de Almeida intitulado Quando for grande, quero ser Padre…”. E acrescenta: “Também queremos valorizar as interpelações que o Concílio Vaticano II continua a fazer à nossa Diocese, a partir do livro recentemente publicado pelo nosso Padre Henrique Manuel R. dos Santos intitulado A recepção do Concílio Vaticano II na Diocese da Guarda”.

 

O primeiro dia das jornadas será dedicado à leitura pessoal da Exortação Apostólica “Verbum Domini”. Nesse sentido, o Prelado convida os padres “a ler e meditar esta Exortação até ao dia 9 de Fevereiro e a deixarmo-nos interpelar por ela”.

No segundo dia, a leitura da Exortação  será feita  por D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga, perito em Sagrada Escritura e Presidente da Comissão Episcopal das Missões.

 

“Sentimos que esta Exortação Apostólica não deve ficar só em nós, os membros do Clero. Por isso, procuraremos indagar caminho viáveis para levar a mesma Exortação Apostólica aos leigos das nossas paróquias e arciprestados, com o nosso empenhamento de Clero da Diocese e tendo em conta a preocupação de fundo presente no nosso plano pastoral que é levar todos os nossos fiéis e comunidades a redescobrir e saborear a Palavra de Deus, deixando-nos conduzir pelo Evangelista do ano, este ano S. Mateus” adianta D. Manuel Felício.

Os trabalhos começam, em ambos os dias, às 10.00 horas e prolongam-se até às 17.00 horas.

 

A Exortação Apostólica encontra-se à venda na Livraria Véritas (Guarda) e na Livraria Paulus (Covilhã). Os dois outros livros referidos encontram-se também à venda nestas duas livrarias, podendo ainda ser procurados junto dos respectivos autores.

 

publicado por dioceseguardacsociais às 14:31