Apresentação no dia 15 de Dezembro, na Covilhã

 

“A Recepção do Concilio Vaticano II na Diocese da Guarda” é o título do livro que será lançado, no dia 15 de Dezembro, pelas 20.30 horas, no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

 

Trata-se de um trabalho de investigação do Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos, a propósito do grande acontecimento eclesial, o Concilio Vaticano II. Saber como se reagiu, na Igreja em Portugal, e na Diocese, ao anúncio de que se iria realizar um Concilio Ecuménico, foi um dos objectivos deste trabalho. O livro procura, também, analisar de que forma, na Diocese e em Portugal, se acompanharam os trabalhos da Assembleia Conciliar, bem como descobrir o entusiasmo a celeridade e facilidade com que se aplicaram as reformas emanadas do Concilio.

De acordo com o Padre Henrique dos Santos, “o grande objectivo foi saber até onde a Igreja do Concilio Vaticano II existe, efectivamente, na Diocese da Guarda”. E acrescenta: “À volta deste tema, giram imensas questões. Posturas pessimistas e negativas, receosas, amedrontadas, e de não suficiente compreensão, contrastam com visões vanguardistas, idealistas e necessidade de mudança e transformação. Diferentes posturas estão intimamente relacionadas com os aspectos culturais e políticos. Por isso, a primeira e segunda parte deste livro procuram recolher as notas fundamentais da sociedade portuguesa desde que foi instaurada a Monarquia Constitucional até ao fim do Estado Novo, passando pela implementação da República e pelo assalto que lhe foi feito pelo regime ditatorial”.

 

Sobre o livro, o Padre Henrique dos Santos refere: “Trata-se de um de um trabalho inovador não apenas na Diocese da Guarda mas também no país. Com ele, pretendi preencher um período histórico diocesano, mas também escrever um capítulo da mega obra que poderíamos intitular “A Recepção do Concilio Vaticano II em Portugal” que está por fazer, e que é um projecto que me apaixona e desenvolverei num futuro próximo”.

O Padre Doutor Henrique Manuel Rodrigues dos Santos é natural do Cadaval, mas residiu durante quase toda a infância e tem as raízes familiares em Almeida. Nasceu a 1 de Novembro de 1971 e foi ordenado presbítero a 8 de Dezembro de 1995.

Actualmente é Capelão e Professor na Universidade da Beira Interior (Covilhã);Delegado Diocesano para o Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e Professor no Instituto Superior de Teologia (Viseu).

 “A recepção do Concílio Vaticano II na Diocese da Guarda” é o tema da Tese de Doutoramento que defendeu, no dia 18 de Março de 2009, na Universidade Pontifícia de Comillas de Madrid, em Espanha.

 

 

 

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 10:44