O Secretariado da Liturgia da Diocese da Guarda divulgou, recentemente, as actividades para o ano pastoral 2010/2011. Na apresentação do programa, o responsável pelo Secretariado, padre José Dionísio Sousa refere que a frequência das “variadas actividades terá de ser uma preocupação de todos, desde padres e diáconos aos superiores de comunidades religiosas; de directores de instituições ligadas à Igreja até aos membros de comissões fabriqueiras; de catequistas a elementos de conselhos pastorais, leitores, cantores, músicos…”.

Das actividades programadas, o Secretariado adianta que, nos Ministérios da Música Sacra, o último período de formação na Guarda, está a decorrer até 18 de Dezembro.

 

Estão previstos Cursos de Música Sacra com o objectivo de preparar os participantes em ordem ao desempenho dos ministérios da música na liturgia. Este curso tem a duração de cinco sábados e o custo de 25 euros.

O Curso de Ministério do Leitor pretende preparar os participantes em ordem ao desempenho dos ministérios da leitura na liturgia. Este curso tem a duração de sábados e custa 15 euros.

 

O programa prevê, ainda, encontros/reuniões de formação para acólitos. É objectivo destes encontros preparar os participantes em ordem ao bom desempenho do ministério de acólito na liturgia. A formação de acólitos terá a duração de dois sábados e terá o custo de 10 euros. O primeiro encontro será na Guarda, no dia 23 de Outubro, estando a decorrer as inscrições.

 

No tocante aos Ministros Extraordinários da Comunhão, está previsto um curso para novos Ministros, a 30 e 31 de Outubro, no Fundão.

A formação permanente está agendada para Gouveia (27 de Novembro), Tortosendo (11 de Dezembro), Guarda (15 de Janeiro de 2011).

publicado por dioceseguardacsociais às 17:08