Bispo da Guarda nomeia novo Vigário Episcopal para o Clero

 

O Padre António Luciano dos Santos Costa é o novo Vigário Episcopal para o Clero, substituindo nestas funções o Cónego Eugénio da Cunha Sério. O sacerdote agora nomeado vai também presidir ao Secretariado Diocesano do Clero, que será constituído por mais 4 sacerdotes, um de cada Zona Pastoral, a nomear no princípio do Novo Ano Pastoral.

A nomeação do novo Vigário Episcopal para o Clero integra a lista de nomeações para o Ano Pastoral 2010/2011, divulgada pela Cúria Diocesana com data de 29 de Julho de 2010.

Nomeações: 1. Padre Luís Miguel Alves Nobre – Pároco in solidum com o Padre José Manuel Dias Figueiredo (moderador) das Paróquias de Orca, Zebras e Póvoa de Atalaia (Arc. de Alpedrinha).

2. Padre Valter Tiago Salcedas Duarte – Pároco de Alpedrinha, cessando funções de Pároco in solidum o Padre José Manuel Dias Figueiredo; Capelão da Santa Casa da Misericórdia da Soalheira.

3. Padre Luís Miguel Pardal Freire – Pároco in solidum com o Padre Gilberto Joaquim Roque Antunes (moderador) da Paróquia de Silvares; Pároco de Castelejo, Aldeia de S. Francisco e S. Jorge da Beira, nas quais cessa funções de administrador paroquial o Padre Jorge Manuel Tavares Colaço.

4. Padre António Carlos dos Santos Martins – Pároco de Alcaria, Pero Viseu, Capinha, e Três Povos (Paróquias de Escarigo, e Salgueiro). Nas três primeiras e Salgueiro, cessa funções o Padre Joaquim António Morais Martins; nas outras duas, o Padre António Carlos Dias Gama.

5. Padre Francisco Salvado Gralha – Cooperador Pastoral para as Paróquias confiadas ao Padre António Carlos dos Santos Martins.

6. Padre Jorge Manuel Tavares Colaço – Administrador Paroquial da Paróquia do Telhado, cessando funções de Pároco o Padre Joaquim António Morais Martins

7. Padre António Carlos Dias Gama – Capelão da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, cessando essas funções o Padre Jorge Manuel Tavares Colaço.

8. Padre Rui Miguel Manique Nogueira – Pároco de Paul, Erada e Sobral de S. Miguel, onde vinha já desenvolvendo actividade pastoral como vigáro Paroquial. Cessa funções de Pároco o Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos.

9. Padre Ricardo Manuel de Jesus Fonseca – Pároco de Valbom, Santa Eufémia, Sorval e Pála (arciprestado de Pinhel). Nas três primeiras cessa funções de Adminstrador Paroquial o Padre António Maria Nunes Branco Prado e na última funções de Pároco o Padre Celso Rocha Marques.

10. Padre Joaquim António Morais Martins – Pároco de Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires, Salvador e Aranhas, cessando funções o Padre José Joaquim Coelho Martins; Assistente Espiritual da Instituto Social Cristão Pina Ferraz.

11. Padre António Luciano dos Santos Costa – Vigário Episcopal para o Clero, substituindo nestas funções o Cónego Eugénio da Cunha Sério. Por inerência de cargo é também presidente do Secretariado Diocesano do Clero, que será constituído por mais 4 sacerdotes, um de cada Zona Pastoral, a nomear no princípio do Novo Ano Pastoral.

12. Padre Joaquim Álvaro Bastos – Capelão adjunto do Hospital Sousa Martins, criando assim ao Padre António Luciano dos Santos Costa condições de disponibilidade para exercer as funções de Vigário Episcopal para o Clero.

13. Padre Constantin Buapale Malu, da Comunidade dos Padres Missionários do Verbo Divino de Tortosendo – Pároco in solidum para as Paróquias de Tortosendo, Cortes e Unhais da Serra, em substituição do Padre Sebastião, da mesma Congregação do Verbo Divino.

14. Diácono Rafael José Almeida Neves – Cooperador Pastoral na Paróquia da Conceição, sob orientação do Padre Fernando Brito dos Santos e com mandato para exercer funções pastorais também nas Paróquias de S. José e Vila do Carvalho, de que é Pároco o Padre Henrique Manuel R. dos Santos.

15. Diácono José Luís Carvalho Ferreira Leão – Cooperador Pas­toral no Departamento da Catequese da Infância e Adoles­cência, sob orientação do Padre João António Gonçalves Barroso.

16. Diácono Luís Manuel Albino Salvador – Cooperador Pastoral nas paróquias de Aldeia Nova, Fiães e Tamanhos, sob orientação do Arcipreste, Padre Joaquim António Marques Duarte, enquanto houver impedimento do Pároco, Padre Alfredo Marques Gabriel, por razões de doença.

17. Diácono João André Gomes Marçalo – Cooperador Pastoral nas Paróquias de Cótimos, Cogula, Vale do Seixo e Vila Garcia, sob orientação do Padre Joaquim António Marques Duarte.

Sobre as nomeações, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda escreve: “Agradeço a todos os que cessam funções o zelo e dedicação com que exerceram o Ministério em benefício do bem comum das comunidades e dos serviços que lhes estiveram pastoralmente confiados. Peço a bênção de Deus para todos os que aceitaram os novos cargos para que foram nomeados, desejando que os desempenhem na máxima fidelidade ao Senhor e Único Pastor da Igreja. Peço também aos fiéis e às comunidades que foram contemplados com novos servidores do Evangelho que os recebam bem e com eles colaborem para que o Reino de Deus cresça cada vez mais no meio de nós e no mundo em que vivemos.

As tomadas de posse realizar-se-ão durante o mês de Setembro, em dia a combinar entre os que iniciam funções e os que as cessam e também o Bispo Diocesano. Procurar-se-á que seja garantida a presença do Bispo Diocesano ou de algum dos seus vigários no acto da tomada de posse, pelo que a concertação das datas deve ser feita antes do dia 29 de Agosto”.

publicado por dioceseguardacsociais às 15:59