“É possível ser crente e é possível seguir Jesus de diferentes formas” foi a mensagem que D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, deixou aos jovens que participaram no dia Diocesano da Juventude, que decorreu no Sabugal, no dia 17 de Abril. “Vale a pena seguir Cristo” referiu o Prelado, durante a homília da Missa, na Igreja Paroquial do Sabugal. Salientou também a importância dos encontros entre os jovens e Deus, e convidou os presentes a terem coragem e a força dos apóstolos que mesmo sofrendo nunca negaram a Jesus, anunciando sempre a sua mensagem.

Congregados à volta do altar, centenas de jovens participaram, entusiasticamente, na Eucaristia, momento mais marcante de uma jornada de oração, convívio, e muitas actividades.

Vindos de todos os pontos da diocese, os Jovens foram chegando ao Sabugal, logo pela manhã, e começaram por participar em caminhadas que os conduziram ao centro da cidade. Depois de se terem manifestado euforicamente, na apresentação dos grupos, seguiu-se a participação conjunta numa pintura do mural.

O grupo representativo do Sabugal, encenou a passagem bíblica do «Jovem Rico» que mereceu o aplauso de todos os presentes. A caminhada até à Igreja Paroquial foi ao som do grupo «Coiros de cabra», de Badamalos, à frente e, a encerrar o cortejo, a fanfarra do Agrupamento de Escuteiros do Soito.

Depois do almoço convívio entre os grupos realizou-se o Festival Diocesano Jovem da Canção de Mensagem.

Apesar da elevada participação de jovens, o Padre Jorge Castela, responsável do Departamento da Pastoral Juvenil, referiu, ao Jornal A Guarda, que “é cada vez mais complicado movimentar os jovens”. E acrescentou: “As gerações mudam muito rapidamente e torna-se difícil cativá-los para este tipo de iniciativas”.

publicado por dioceseguardacsociais às 18:12