Para uma boa organização das celebrações a que presidirá Sua Santidade Bento XVI em Fátima, informa-se do seguinte:

 Informação aos padres:

Missa das 10:00 de 13 de Maio, no Recinto do Santuário

A Reitoria do Santuário de Fátima está a enviar para os bispos diocesanos do país (sacerdotes diocesanos) e para os padres provinciais (sacerdotes de congregações) a seguinte informação, respeitante à inscrição de sacerdotes para concelebração da Eucaristia de 13 de Maio, às 10:00, que será celebrada no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, presidida pelo Papa Bento XVI:

Para a concelebração da Santa Missa, no dia 13, às 10:00, os sacerdotes devem fazer pedido de inscrição, dirigido ao Santuário de Fátima, por correio, e-mail ou fax, através dos seguintes contactos: Santuário de Fátima - Serviço de Pastoral Litúrgica (SEPALI) - Apartado 31 - 2496-908 FÁTIMA / E-mail: sepali@fatima.pt / Fax: 249 539 605.

A inscrição pode também fazer-se pessoalmente no Santuário, no SEPALI, localizado no edifício da Reitoria.

Para a inscrição, é necessário o fornecimento dos seguintes elementos: - Nome completo, morada, e-mail e telefone. - Fotocópia do cartão de identificação sacerdotal e civil, ambos devidamente actualizados.

A inscrição será confirmada pelo Santuário, com o envio antecipado do cartão de acesso à concelebração.

O mesmo cartão pode também ser levantado pessoalmente, no SEPALI.

Embora pedindo que procedam à inscrição com a maior antecedência possível, para o melhor desenrolar de todo o processo, admite-se que ela se faça ainda no período de 10 a 13 de Maio, com entrega do cartão de acesso no momento.

Neste caso, o atendimento será no Posto de Informações nº 2, junto do escadório de entrada no Recinto de Oração, do lado Poente, como segue: dias 10 e 11 – das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30; dia 12 – das 09:00 às 21:00; dia 13: das 06:00 às 09:00.

 

Informação aos padres, aos diáconos e aos seminaristas:

Vésperas, às 18:00 de 12 de Maio, na Igreja da Santíssima Trindade À chegada a Fátima, após o momento de saudação a Nossa Senhora, às 17:00 do dia 12 na Capelinha das Aparições, o Santo Padre dirigir-se-á para a Igreja da Santíssima Trindade, para um momento de oração de Vésperas com padres, diáconos e seminaristas, às 18:00. O Coordenador Geral Eclesial da Visita Papal, D. Carlos Azevedo, e a Reitoria do Santuário de Fátima informam que para participação nas Vésperas os pedidos de inscrição devem ser dirigidos às dioceses (para presbíteros, diáconos e seminaristas), à Confederação dos Institutos Religiosos Portugueses (para religiosos e seminaristas) e à Federação Nacional dos Institutos Seculares (consagrados).

Para informação suplementar é favor contactar: secretariado@bentoxviportugal.pt

 

Informação às organizações de pastoral social:

Encontro, às 17:00 de 13 de Maio, na Igreja da Santíssima Trindade Às 17:00 do dia 13 de Maio o Santo Padre terá, na Igreja da Santíssima Trindade, um encontro com as organizações da Pastoral Social.

O Coordenador Geral Eclesial da Visita Papal, D. Carlos Azevedo, e a Reitoria do Santuário de Fátima informam que para participação no referido encontro/Celebração da Palavra, os pedidos de inscrição das organizações da pastoral social devem ser enviados para o Secretariado Nacional da Pastoral Social.

Para informação suplementar é favor contactar: secretariado@bentoxviportugal.pt

 

Recorde-se que o programa da Visita Papal previsto para Fátima é o seguinte:

Dia 12

17:30 – Oração na Capelinha das Aparições.

18:00 – Vésperas com presbíteros, diáconos, religiosos, seminaristas e consagrados, na Igreja da Santíssima Trindade.

21:30 – Recitação do rosário e bênção das velas, na Capelinha das Aparições.

22:30 - Santa Missa, no Recinto de Oração, presidida por Sua Eminência o Senhor Cardeal D. Tarcisio Bertone.

Dia 13

10:00 – Santa Missa, no Recinto de Oração, presidida por Sua Santidade o Papa Bento XVI. 13:00 – Almoço com os Bispos de Portugal e com o Séquito Papal.

17:00 - Encontro com as organizações da Pastoral Social, na Igreja da Santíssima Trindade. 18:45 – Encontro com os Bispos de Portugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Dia 14 08:00 - Despedida, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

publicado por dioceseguardacsociais às 09:26