Agenda episcopal

 

De 20 a 26 de Março, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, participa nas seguintes iniciativas:

 

20   Domingo de Ramos: 11.00 horas – Celebração dos Ramos, com início na Igreja da Misericórdia, procissão dos Ramos para a Sé e aí Missa da Paixão; 16.30 horas – Procissão dos Passos em Pousafoles do Bispo.

 

23   Quarta-feira: De manhã, na Ruvina, a acompanhar retiro de jovens; 16.00 horas – em Coimbra, na CCDR para tratar de assuntos de património de arte sacra.

 

24 Quinta-Feira Santa – dia da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento novo: Na Sé – 10.30 horas, Missa Crismal: concelebração do Presbitério presidida pelo Bispo Diocesano, renovação das promessas sacerdotais, consagração e bênção dos santos óleos; 19.00 horas, Missa comemorativa da última Ceia de Jesus com os apóstolos, incluindo rito do lava-pés, terminando com procissão do Santíssimo Sacramento no interior da Sé. Ofertório para os pobres.

 

25  Sexta-Feira Santa – Celebração da Paixão do Senhor. Dia de jejum e abstinência:  Na Sé – 9.30 horas, Ofício de Leituras e Laudes; 17.30 horas, acção litúrgica comemorativa da Morte de Cristo, com liturgia da Palavra, adoração da Santa Cruz e Sagrada Comunhão. Ofertório para os lugares santos. A partir da Igreja da Misericórdia, 21.00 horas – Procissão evocativa da morte e sepultura de Jesus, com pregação.

 

26  Sábado Santo: Dia dedicado a meditar na Paixão e Morte de Jesus, diante da sua sepultura – na Sé, 9.30 horas - Ofício de Leituras e Laudes; 22.00 horas – Vigília Pascal: Liturgia da Luz, com bênção do Lume Novo e Círio Pascal; Liturgia Baptismal, com bênção da água e renovação das promessas do Baptismo; Eucaristia da Ressurreição do Senhor.

 

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 11:14