livro.jpg

 

Manteigas

Apresentação do livro sobre D. Albino Cleto

 

O livro “D. Albino Cleto – Memórias de uma vida plena” de José António Santos, tem apresentação marcada para 3 de Março, em Manteigas. O evento terá lugar pelas 21.00 horas, no Salão Paroquial de São Pedro. O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, fará a apresentação do livro editado pela Paulinas.

Este livro sobre D. Albino Cleto (1935-2012), mais do que uma biografia, é um testemunho de vida plena(mente cristã), escrito com o coração, por um amigo e admirador. Baseia-se no testemunho dos que o conheceram de perto e nos próprios escritos desta figura insigne da Igreja portuguesa. Ao longo dos seus nove capítulos encontrar-se-ão certamente muitos pormenores até agora desconhecidos da vida, acção apostólica e espiritualidade de D. Albino.

O traço mais destacado da vida do prelado não será, todavia, o itinerário repleto de tarefas multifacetadas ao serviço da Igreja, mas a sua humanidade simples, serena e humilde, como sublinha o actual bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, no prefácio do livro: “Na tentativa de definir o traço fundamental da pessoa de D. Albino Cleto, ocorre-me a expressão bíblica passou pelo mundo fazendo o bem”.

As mais de 550 páginas, que incluem uma centena de fotografias, abrangem igualmente as ocupações que D. Albino assumiu após ter sido ordenado bispo, terminando com uma colectânea de textos em que se destacam os temas da arte, património, inculturação da fé, liturgia e diálogo inter-religioso.

publicado por dioceseguardacsociais às 16:05