Catedrais1.jpg

 

Apresentação na Sé da Guarda

Lançamento do livro “Catedrais de Portugal”

 

O livro “Catedrais de Portugal”, da autoria de António Saraiva, tem lançamento programado para o dia 29 de Fevereiro, às 18.45 horas, na Sé Catedral da Guarda. A obra é editada pelos CTT Correios de Portugal e acontece no âmbito do projecto da Rota das Catedrais.

“Não seria possível aos CTT Correios de Portugal, cuja vertente filatélica tem a obrigação de constituir a Memória Histórica da Nação, nas palavras do professor Oliveira Marques, ignorar este grande projecto, profundamente nacional pela abrangência e pela larga partilha de saberes de invulgar importância”, refere Francisco Manso, Gestor da Loja Postal da Guarda, sobre a edição do livro. Recorda que foram feitas “três emissões de selos postais, em 2012, 2013 e 2014, retractando as Catedrais do nosso país” e que agora “é editado um livro sobre esta temática, tão grandiosa pelo significado como pela imponente presença física destas edificações nas suas urbes”.

Esta edição é numerada e autenticada, com uma tiragem limitada a 3700 exemplares. Contém a emissão Rota das Catedrais, composta por 26 selos.

Da mais antiga catedral, a de Idanha-a-Velha, à mais recente, a Sé Nova de Bragança, a obra apresenta-se como um circuito arquitectónico histórico e cultural pelos 27 templos que possuíram ou ainda detêm esse estatuto, onde se inclui a Catedral da Guarda.

O autor do livro é o arquitecto António Saraiva que é natural da Guarda e, entre outras tarefas, foi Gestor Urbano da Agência para a Promoção da Guarda (APGUR).

A cerimónia de apresentação do livro “Catedrais de Portugal” será presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

 

 

 

publicado por dioceseguardacsociais às 15:59