Congresso Fátima.jpg

Iniciativa decorre entre 10 e 12 de Junho, em Fátima

Guarda prepara participação no Congresso Eucarístico Nacional

 

A Diocese da Guarda está a preparar a participação no IV Congresso Eucarístico Nacional que se realiza em Fátima, de 10 a 12 de Junho. Em documento divulgado pela Casa Episcopal, o Bispo D. Manuel Felício nomeou os padres António Luciano e Luis Miguel Pardal como “delegados à organização do Congresso Eucarístico Nacional”. “Desejo que a participação da nossa Diocese neste Congresso seja preparatória do nosso Congresso Eucarístico Diocesano, que pretendemos realizar em 2017, encerrando a Assembleia Diocesana, que estamos a preparar”, refere D. Manuel Felício.

O Congresso Eucarístico Nacional, que tem como tema “Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia”, é organizado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) com o apoio do Santuário de Fátima e do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração (AO).

Aberta à participação de todos os interessados, a iniciativa “destina-se especialmente aos agentes pastorais, que, nas paróquias e noutras comunidades, exercem diversos ministérios e serviços: sacerdotes, diáconos, leigos e membros de institutos de vida consagrada”. Os próprios bispos portugueses anunciaram que as jornadas pastorais do episcopado de 2016 consistirão na participação neste congresso.

Nos três dias da iniciativa realizar-se-ão conferências várias para aprofundamento do tema e diversos momentos celebrativos, com destaque para a Missa inaugural, inserida na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, a 10 de Junho, e para a Missa conclusiva, na véspera da Peregrinação Aniversária de 13 de Junho.

Entre os conferencistas destaque-se a presença do cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz, perfeito da Congregação da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, e do arcebispo D. Piero Marini, presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Os três primeiros congressos eucarísticos nacionais foram todos realizados em Braga, nos anos de 1924, 1974 e 1999. Este será o primeiro a ter lugar em Fátima. “A mensagem de Fátima está intimamente ligada à Eucaristia tanto no que diz respeito às aparições do Anjo, em 1916, quer às de Nossa Senhora, em 1917, e, depois, em Pontevedra (1925-1926) e em Tuy (1927-1929).

 

publicado por dioceseguardacsociais às 15:57