Um percurso histórico pelos manuscritos musicais dos Mestres de Capela que passaram na Sé Catedral da Guarda é a proposta do concerto comemorativo do 810º aniversário da atribuição do foral à Guarda, que vai decorrer a 27 de Novembro, pelas 21.30 horas, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Os manuscritos musicais serão apresentados num concerto em primeiras audições modernas, por vezes quase cinco séculos depois de terem sido criados.

A importância nacional e internacional que muitos destes compositores conheceram, bem como os elevados cargos artísticos que exerceram em alguns dos mais importantes centros musicais europeus, atestam o prestígio da Sé Catedral da Guarda e, por inerência, o brilho que a cidade ostentou em determinadas épocas históricas. “Os mestres da capela na Sé da Guarda – a música da história da cidade do Séc. XVI ao Séc.XIX” é o título do espectáculo que sobe ao palco do Grande Auditório.

Neste concerto serão interpretadas obras de D. Francisco de Santa Maria, Pedro Thalesio, Mathias de Sousa Villalobos, António Milheiro, José Maurício, João José Baldi e António Pereira do Bomsucesso. O concerto conta com a orquestra e o coro “Capela de Música Egitânea” e com a interpretação de Helena Neves (soprano), Magna Ferreira (contralto), Sérgio Martins (tenor) e Pedro Teles (barítono).

A direcção do espectáculo é da responsabilidade de João Pedro Delgado e Domenico Ricci.

publicado por dioceseguardacsociais às 09:54