Temos preparado um plano pastoral para a nossa Diocese, que nos ocupará nos próximos quatro anos. O grande objectivo deste plano é relançar a recepção do Concílio Vaticano II, 50 anos depois da sua realização, na vida dos nossos fiéis e das nossas comunidades da Fé. Estão marcadas etapas e definidas algumas estratégias para levar todas as nossas comunidades a empenharem-se na revisão séria das suas vidas e das suas actividades, à luz das orientações do Concílio.

No próximo dia 28 deste mês de Setembro, sábado, das 10H00 às 17H30, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos (Guarda), vamos apresentar este plano pastoral para os próximos quatro anos e também, dentro dele, o programa para o ano pastoral 2013-14,

São convidados para este encontro principalmente os cooperadores pastorais de cada pároco, que, ao longo do ano passado e no âmbito das jornadas arciprestais em ano da Fé, tiveram encontro com o Bispo Diocesano, os elementos dos grupos bíblicos existentes nas paróquias e outros serviços pastorais das mesmas e ainda secretariados e outros serviços diocesanos de pastoral.

Começamos este plano de renovação pastoral quando decorre ainda o Ano da Fé, o que para todos nós é mais uma grande motivação para nos empenharmos nele.

Na nossa Peregrinação Diocesana a Fátima, realizada nos dias 21 e 22 de Agosto passado, já confiámos à protecção maternal de nossa Senhora este mesmo plano e, por ela, pedimos as bênçãos do Céu para a sua melhor concretização.

Partimos, por isso, com muito confiança para este percurso de renovação da nossa vida de Fé à luz do Concílio Vaticano II, que nos vai ocupar durante os próximos quatro anos.

 

Guarda, 16 de Setembro de 2013

 

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

publicado por dioceseguardacsociais às 10:22