Morreu ontem, 22 de Novembro, no Hospital da Guarda, o Cónego José Afonso Sanches de Carvalho, antigo Director do Jornal A Guarda e padre mais velho da Diocese da Guarda.

O funeral está marcado para esta tarde, às 15.00 horas, na Sé da Guarda e será presidido por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda.

O Cónego Afonso Sanches de Carvalho nasceu a 30 de Agosto de 1914, em Alcaria, concelho do Fundão. Fez o percurso académico nos Seminários da Diocese da Guarda e, mais tarde, no Colégio Português em Roma, na Universidade Gregoriana, onde fez Doutoramento em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote em 18 de Dezembro de 1937. Em 4 de Outubro de 1941 foi nomeado Pároco da Sé e São Vicente, na Guarda.

Em Janeiro de 1945 começou a exercer as funções de professor no Seminário da Guarda e na Escola Industrial.

Em 24 de Maio de 1957 assumiu as funções de Chefe de Redacção do Jornal A Guarda, passando a Director do Semanário Oficial da Diocese, em 31 de Maio de 1974.

Exerceu também as funções de Juiz Diocesano do Tribunal Eclesiástico, Membro do Colégio de Consultores, Promotor de Justiça no Processo de Beatificação de D. João de Oliveira Matos e Membro do Conselho Presbiteral.

Era Cónego do Cabido da Sé da Guarda.

Assumiu papel determinante na criação do Centro Cultural da Guarda.

publicado por dioceseguardacsociais às 12:15